Vídeojogo português vai ajudar quem precisa de água potável na Amazónia - TVI

Vídeojogo português vai ajudar quem precisa de água potável na Amazónia

Water Heroes

"Water heroes" é o jogo lançado por uma empresa da Lousã. Metade da receita é encaminhada para o projeto ClearWater, uma iniciativa do músico irlandês Rea Garvey e da atriz e realizadora Trudie Styler, casada com o britânico Sting.

Instalada na Lousã, no distrito de Coimbra, a Insignio Labs acaba de lançar no mercado o vídeojogo "Water heroes", que se integra num projeto que apoia o acesso de populações da Amazónia a água potável, o qual é patrocinado pelo músico irlandês Rea Garvey e pela atriz britânica Trudie Styler.

Para a Insignio Labs, o jogo didático “Water Heroes” pretende “consciencializar as pessoas para o valor da água” no mundo e financiar o projeto internacional ClearWater com metade das receitas da venda.

Criámos este vídeojogo para ajudar a população do Equador, que luta diariamente por água potável na Amazónia, numa zona cada vez mais poluída pela indústria do petróleo”, disse à Agência LUSA, João Carlos Ramalheiro, diretor da empresa e filho de emigrantes que viveram décadas na Alemanha.

"Um jogo de 'puzzles' sobre poluição"

“Water heroes – A game for change” (“Heróis da água – Um jogo para a mudança”) foi lançado esta terça-feira para as plataformas Android, iOS, Windows e Mac OS X.

Cada pessoa que compre o videojogo “está a ajudar o projeto ClearWater e a salvar vidas”, já que 50% da receita será encaminhada para a obra cívica ClearWater, acrescentou João Carlos Ramalheiro, que salienta tratar-se de um jogo “também divertido e envolvente”.

No essencial, o Water Heroes é um jogo de 'puzzles' sobre poluição pelo petróleo, icebergues e quedas de água”, afirmou João Carlos Ramalheiro.

Já o projeto Clearwater, também apoiado pela Rainforest Foundation e pela Leonardo Di Caprio Foundation, tem como objetivo principal fornecer filtros de água potável aos povos da Amazónia, na América do Sul, incluindo aos hospitais e escolas.

A água potável “é essencial para assegurar as condições básicas de vida dos habitantes do Equador, como também é necessária para o tratamento de pessoas doentes e para manter escolas operacionais”, sublinhou o jovem empresário.

Nos últimos anos, a Insignio Labs produziu igualmente dois videojogos didáticos na área da educação musical para crianças: o “Flute Master” e o “Rhythmic Village”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE