O serviço de comunicações da Microsoft Corp anunciou nesta quinta-feira um grande redesign do seu aplicativo para os dispositivos móveis, incluindo um recurso "Destaque", muito semelhante ao do Snapchat, que permite aos utilizadores tirar fotos e vídeos, que ficarão temporariamente visíveis para os seus contactos.

No Skype, a nova ferramenta “Destaques”, assemelha-se bastante às “histórias” do Snapchat. Mas o Skype não foi o primeiro a copiar o Snapchat e começa a haver dúvidas sobre se será o último. Recorde-se que, antes deste, já o Instagram e o Facebook tinham adquirido a mesma funcionalidade.

De igual forma, os “Destaques” permitem que, na tela principal, se possa aceder à câmara para capturar uma foto ou vídeo e decorá-lo com emojis ou “máscaras”, passíveis de serem respondidas pelos seus amigos. Este formato tem vindo a tornar-se bastante popular nos serviços sociais e de mensagens e recentemente foi incorporado à família de aplicativos do Facebook Inc, especialmente pelo Instagram.

De acordo com a agência Reuters, o Skype não revela os números dos seus utilizadores, mas afirma ter centenas de milhões mensalmente, dos quais 50% acedem via telemóvel. Ora, tendo em conta a popularidade da ferramenta, esta imitação surge na esperança de atrair mais pessoas a usar este aplicativo todos os dias.

Os "Destaques" não são a única novidade. O novo Skype enfatizou também as mensagens de grupo, onde os utilizadores podem reagir uns com os outros usando emojis, em cima de telas coloridas e fundos atraentes, tal como imagens animadas da Giphy.

Para o vice-presidente do Skype, Amritansh Raghav, “o que diferencia uma aplicação de outra é a rede e nós queremos que as pessoas experimentem as coisas em conjunto”.