Banda larga móvel: Portugal em destaque - TVI

Banda larga móvel: Portugal em destaque

Banda Larga Móvel via telefone

Taxa de implantação é muito superior à média europeia

Relacionados
Portugal é o terceiro Estado-membro da União Europeia com uma maior taxa de penetração da banda larga móvel, de quase 11 por cento, revela um relatório divulgado esta quarta-feira em Bruxelas pela Comissão Europeia e citado pela Lusa.

De acordo com os dados do executivo comunitário, referentes a Julho de 2009, em média, um em cada quatro europeus (24 por cento) dispõe de uma linha de acesso de banda larga, sendo o valor ligeiramente inferior em Portugal (17,6 por cento).

Contudo, assinala o relatório, Portugal registou em 2009 um crescimento de 11,7 por cento, sendo, a par do Luxemburgo, um dos dois países com um crescimento superior àquele verificado em 2008, sublinhando Bruxelas que tal acontece num cenário de abrandamento económico.

A Comissão realça que o relatório mostra também que a banda larga móvel está a ganhar força na Europa, tendo crescido 54 por cento desde Janeiro, atingindo actualmente uma taxa de penetração de 4,2 por cento dos cidadãos, apresentando neste caso Portugal uma taxa de implantação muito superior à média europeia, de 10,8 por cento.

De acordo com o documento, o acesso em banda larga com base nas tecnologias de comunicações móveis, que permite, sobretudo, o acesso de computadores portáteis à Internet, «está a ganhar força, em especial na Áustria (13,8 por cento), na Suécia (12,6), em Portugal (10,8) e na Irlanda (8,3)».

Em termos gerais, a Comissão sublinha o facto de, «contra todas as expectativas», a Internet de banda larga continuar a crescer na UE, já que um ano antes, em Julho de 2008, a taxa de penetração se situava nos 21,6 por cento.

«Apesar do abrandamento económico, a Europa continua a ter um mercado da banda larga muito dinâmico. O aumento da concorrência faz melhorar os serviços e os consumidores vêem hoje o acesso em banda larga à Internet como um elemento essencial da sua vida», comentou a comissária europeia responsável pelas Telecomunicações, Viviane Reding.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE