Caça aos balões testa redes sociais - TVI

Caça aos balões testa redes sociais

Festival Mundial de balões de ar quente de Lorraine - Foto EPA

Departamento de Defesa dos EUA cria concurso para medir a precisão com que a informação se dissemina na Internet

Relacionados
Dez balões vermelhos, muito parecidos com os clássicos marcadores do Google Maps, foram lançados no sábado em dez locais secretos nos Estados Unidos. A ideia foi do departamento de Defesa dos Estados Unidos, que utilizou os enormes balões meteorológicos num concurso criado para medir a precisão com que a informação se dissemina na Internet.

De acordo com a BBC, mais de quatro mil grupos competiram para ser o primeiro a identificar a localização dos dez balões. O vencedor do «Network Challenge» acabou por ser um grupo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que embolsou o prémio no valor de 40 mil dólares.

A porta-voz da Agência de Projectos de Pesquisas Avançadas de Defesa (Darpa, na sigla em inglês) disse que o objectivo do concurso foi testar se sites de relacionamento e mensagens, como o Facebook e o Twitter, devem ser encarados como fontes fiáveis de informação. Johanna Jones precisou que a ideia foi ver como «a informação se espalha, propaga e se torna viral». Muito mais do que um fenómeno da Internet, a intenção foi testar como as pessoas se organizam e validam informações.

O concurso assinalou também os 40 anos da Internet original, a Arpanet, desenvolvida dentro da Darpa. A rede original foi criada a pedido do Governo norte-americano como forma de aceder e distribuir informação no caso de um evento catastrófico.

Quarenta anos depois, com a Internet transformada em fenómeno global, a Darpa quis agora verificar se os sites de relacionamento, que têm milhões de utilizadores, podem ser usados como um meio fiável para alertar as autoridades. Em concreto, sobre desastres ou problemas iminentes em solo norte-americano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados