Escolas: Governo dos Açores assina acordo com Microsoft - TVI

Escolas: Governo dos Açores assina acordo com Microsoft

Microsoft

Iniciativa abrange encarregados de educação, professores e alunos e pretende «tornar o ensino mais eficaz»

Relacionados
A Secretaria Regional da Educação e a Microsoft assinaram esta terça-feira um acordo que permite a integração das escolas açorianas no programa Partners in Learning (Parceiros na Educação), iniciativa para promover a utilização das tecnologias de informação no ensino, avança a agência Lusa.

A parceria foi formalizada na Escola Secundária de Lagoa, na ilha de S. Miguel, um dos dois estabelecimentos de ensino do país seleccionados recentemente para integrar o Programa Mundial das Escolas Inovadoras, promovido pela Microsoft.

Segundo a secretária regional da Educação e Formação, Lina Mendes, o acordo vai permitir à «Microsoft intervir com formação para encarregados de educação, professores e alunos, assim como em termos de competências do uso devido e seguro da Internet».

O programa Partners in Learning está estruturado em três eixos denominados Escolas Inovadoras, Professores Inovadores e Alunos Inovadores, com actividades e recursos específicos para cada um deles.

Para a secretária regional da Educação o acordo permite «diferentes frentes de intervenção e mais valias» ao nível da formação, incluindo para os conselhos executivos das escolas, «ao nível da liderança, gestão e conteúdos da cidadania, tendo em vista a melhoria de resultados educativos».

Lina Mendes sublinhou «a aposta» do executivo regional para dotar as escolas açorianas de equipamentos informáticos, defendendo, por isso, a necessidade de cada estabelecimento de ensino «dinamizar» os recursos de que dispõe.

Segundo dados avançados na sessão na Escola Secundária de Lagoa, o programa Partners in Learning já abrangeu, desde 2004, um total de «114 países, 185 milhões de alunos e oito milhões de professores formados», numa iniciativa que pretende «tornar o ensino mais eficaz».

Paulo Fernandes, da Microsoft, destacou a importância da iniciativa global em termos de equipamentos, investimento em formação, programas inovadores e que permite ainda disponibilizar materiais curriculares.

Antes da assinatura do protocolo a Microsoft entregou à Escola de Lagoa uma placa da distinção daquele estabelecimento de ensino para participar no Programa Mundial das Escolas Inovadoras.

Além de Lagoa, a Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos de Nevogilde, em Lousada, foi também selecionada para integrar o Programa.

«O facto de termos duas escolas que ganharam o prémio de escolas inovadoras da Microsoft vem provar que não é a questão regional que pode ter impacto ou não, tem a ver com infra-estruturas, com as apostas que se fazem», frisou Paulo Fernandes, da Microsoft, em declarações aos jornalistas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos