O grupo de Internet norte-americano Google anunciou esta sexta-feira que retirou várias imagens disponíveis no Street View, um programa que mostra fotos de ruas, lançado quinta-feira no Reino Unido, devido às inquietações sobre a protecção da vida privada.

A agência Lusa refere que o Street View, um programa que disponibiliza fotos interactivas e a 360 graus das ruas das grandes cidades, foi agora lançado no Reino Unido, após ter sido lançado pela primeira vez em Maio de 2007 nos Estados Unidos.

Mas apenas 24 horas após o lançamento, a Google teve de retirar várias imagens consideradas embaraçosas, como a de um homem a sair de uma sex-shop no Soho, bairro de luxo em Londres, ou de outro homem que aparece a vomitar à porta de um bar da capital de Inglaterra.

Um porta-voz do grupo não conseguiu confirmar o número exacto de fotos retiradas, mas assegurou que o número foi «menor que o esperado».

Para a Google retirar uma imagem, basta que os utilizadores assinalem a imagem no programa que considerem atentar contra a vida privada.

As pessoas que não quiserem que as suas casas surjam nas fotos disponibilizadas pelo programa podem exigir a retirada das imagens à empresa.

Os rostos de pessoas e matrículas dos carros das fotos tiradas às ruas devem aparecer automaticamente turvas.

O Street View está também disponível na Holanda, Japão, Austrália, Nova Zelândia, França, Espanha e Itália.
Redação / AR