<i>Net</i> aproxima autarquias e cidadãos - TVI

<i>Net</i> aproxima autarquias e cidadãos

Computador

A plataforma autarquias.org já está disponível, mas só a Câmara de Grândola é que a utiliza

A autarquias.org é uma plataforma na internet que permite que os cidadãos divulguem alertas sobre o que está mal na terra onde vivem e que as autarquias respondam aos problemas. No entanto, até agora, apenas a Câmara de Grândola aderiu a este sistema.

O autarquias.org é uma plataforma interactiva em que cidadãos de todo o país podem colocar alertas, iniciar debates ou petições sobre assuntos que os afectam. Todos, incluindo as autarquias, podem visionar estes assuntos, acrescentando comentários ou informação extra.

«A mais valia é que de um lado o cidadão coloca estes alertas e do outro qualquer câmara municipal do país pode, sem sair do sítio, ter uma diversidade de informação para resolver esses assuntos», disse Pedro Caldeira, director da PartilhOpinião, uma associação sem fins lucrativos, formada por um grupo de cidadãos de vários campos profissionais para promover ideias de cidadania activa em Portugal.

Para denunciar o que está mal ou dar o assunto por encerrado quando resolvido, o cidadão apenas precisa de uma conta de e-mail. Para iniciar ou assinar uma petição necessita de um número de eleitor e nem sequer é preciso identificação para participar em debates ou fazer comentários. O município aderente tem um login que, além de lhe permitir conhecer e responder aos temas colocados pelos seus cidadãos, lhe dá acesso a instrumentos de estatísticas.

A plataforma tem um número médio diário de visitantes de 4 mil a 5 mil utilizadores que mostram estar preocupados principalmente com o trânsito, seguido de problemas de segurança, higiene urbana, ambiente, obras municipais e urbanismo.
Continue a ler esta notícia