Jogos online gratuitos atraem mais portugueses - TVI

Jogos online gratuitos atraem mais portugueses

Computador

Cibernautas preferem mundos virtuais que apelam à estratégia

Relacionados
Cinco dos sete domínios na Internet com mais tempo despendido por utilizador em Portugal são jogos online grátis, segundo o estudo Netpanel da Marktest referente a todo o ano de 2008, segundo a Agência Lusa.

Travian (1º, com 15 minutos e 43 segundos por utilizador), Ogame (3º), Hattrick (4º) e Tribalwars/Tribos (5º, versão portuguesa, e 7º, versão brasileira) são os jogos que fazem os portugueses passar mais tempo online.

Apenas a rede social Hi5 (2º) e o site de vídeos YouTube (6º) se intrometem nesta liderança dos jogos online, que superam o tempo despendido em domínios como Google, Live e Sapo.

Jogos de estratégia

Travian (http://travian.pt/) e Tribos (http://www.tribalwars.com.pt/) são jogos de estratégia classificados como MMOG (jogos online de múltiplos jogadores simultâneos) que decorrem em mundos virtuais que procuram reproduzir tempos antigos, como o Império Romano e a Idade Média.

Do mesmo género, é outro jogo popular em Portugal, o Ikariam (http://ikariam.com.pt), cuja acção se passa numa pequena ilha no Mediterrâneo.

Com algumas variações entre estes três jogos, cada jogador começa com uma aldeia, que tem de fazer prosperar, gerindo recursos e participando em combates com os líderes de outras aldeias.

A maior parte destes jogos foram desenvolvidos na Alemanha e têm versões em dezenas de línguas e países, tendo invariavelmente como modelo de negócio a venda do acesso a zonas do jogo adicionais.

Ogame (http://ogame.com.pt) passa-se no universo, num tempo posterior a 2250. Cada jogador recebe um planeta vazio, que terá de tentar transformar, através de guerras, num poderoso império repleto de colónias.

O Hattrick (http://hattrick.org), criado em 1997, é apresentado como «o percursor dos jogos online de gestão de futebol» e permite construir uma equipa «de sonho» e competir com «centenas de milhares de pessoas em todo o Mundo».

Para «pequenos e graúdos»

A mesma empresa do Hattrick criou o Popmundo (http://www.popmundo.com/), jogo e comunidade reservados a maiores de 16 anos, «onde os jogadores lutam pela fama numa indústria musical virtual».

Para os mais novos, o Club Penguin (http://www.clubpenguin.com/pt/), da Disney, está entre os mais populares.

Neste jogo multipremiado, cada criança assume o avatar (personagem virtual) de um pinguim, que passeia por vários espaços de uma ilha, participa em jogos e pode mudar de cor e aspecto e trocar mensagens com outros pinguins.
Continue a ler esta notícia

Relacionados