Net vai ter endereços em alfabetos não latinos - TVI

Net vai ter endereços em alfabetos não latinos

Internet

tvi24.pt, por exemplo, vai poder escrever-se nos alfabetos árabe, hebreu, coreano ou mesmo chinês

A Internet vai passar a ter endereços escritos em alfabetos não latinos, tais como em hebreu, coreano, hindu, chinês, árabe e outros, noticia a «BBC Brasil». A utilização de caracteres nos endereços de URL vai assim ser internacionalizada, do mesmo modo em que a Internet é uma rede global.

A decisão foi tomada pela Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), o órgão norte-americano que administra a Internet e os nomes dos sites, esta sexta-feira, em Seul, na Coreia do Sul.

A Icann considera a medida como «a maior mudança na Internet desde que foi inventada, há 40 anos». A agência vai aceitar inscrições já a partir de 16 de Novembro e os primeiros domínios escritos noutros alfabetos começam a surgir no início de 2010.

«O que criamos é um diferente sistema de tradução. Temos confiança de que ele funciona porque o temos testado por alguns anos», disse Peter Dengate Thrush, da comissão encarregada de supervisionar o processo, citado pela «BBC Brasil».

Por detrás desta tecnologia está uma transformação dos endereços comuns, como tvi24.pt, numa sequência de números, que depois são traduzidos para outras alfabetos.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE