Cada vez mais por telemóvel e sempre à distância de um clique. Quase 80 por cento das famílias portuguesas têm acesso à Internet, e um terço já a usou para encomendar bens ou serviços, mais do dobro do que no início da década. São os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta terça-feira.
No Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação das Famílias, feito pela Sociedade da Informação e Conhecimento, contam-se 77% de famílias com acesso à Internet (mais três pontos percentuais que em 2016). Destas, 76% usa banda larga.
O número de pessoas que faz compras pela Internet tem aumentado em Portugal, situando-se nos 34% contra 10% em 2010, mas mesmo assim continua abaixo da média da União Europeia, como assinala o INE.
O que mais compramos online?
- Roupas e artigos de desporto (60%)
- Férias (42%)
- Bilhetes de transporte (41%)
- Bilhetes para jogos ou espetáculos (32%)
Telemóvel a liderar acessos
Os dados do INE informam ainda que, este ano, 79% das pessoas que vão à Internet usam um dispositivo móvel, principalmente o telemóvel.
A área metropolitana de Lisboa é a região com mais prevalência de Internet em casa: 86% de presença em 97% das casas com crianças.
As pessoas até aos 34 anos e com formação superior são a classe etária onde o acesso é mais prevalente
Principais usos da Internet
- Informações obre bens e serviços (82% dos utilizadores)
- Tratar de assuntos com os serviços da administração pública (60%)
- Gerir a conta bancária (42%)
Em Portugal, este ano 42% dos internautas preencheu formulários oficiais pela Internet, um aumento de seis pontos percentuais em relação a 2010 e sete pontos acima da média da União Europeia.
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