A vida da Sra. Zuckerberg, através do Facebook - TVI

A vida da Sra. Zuckerberg, através do Facebook

O pouco que se sabe de Priscilla Chan é através da rede social que o agora marido criou

Relacionados
Quando Mark Zuckerberg atualizou o seu estado no Facebook para «casado», este sábado, as atenções dos milhões de fãs da rede social viraram-se para Priscilla Chan.

Da agora esposa do criador do Facebook pouco se sabe, além do que esta revela precisamente na rede social. Ao contrário do marido, a jovem de 27 anos parece gostar de partilhar informações pessoais e admite mesmo que vai ver o telemóvel «de cinco em cinco segundos».

Priscilla Chan é de Braintree, Massachusetts, e sabe falar inglês, espanhol e mandarim, refere a CNN. Conheceu Mark há mais de nove anos, quando ambos estudavam em Harvard. Em 2004, Zuckerberg criou o Facebook no dormitório, com a ajuda de outros colegas.

Segundo o jornal da universidade, numa história datada de 2005, quando Mark se preparava para abandonar a faculdade para ir desenvolver a empresa para a Califórnia, terá tentado convencer uma «amiga que ia a passar» a ir trabalhar para o Facebook. Essa amiga era Priscilla Chan.

«Priscilla, queres um emprego no Facebook?», terá perguntado. «Adorava», respondeu a agora sua esposa. No entanto, a jovem nunca trabalhou na empresa. Em 2007, licenciou-se em Biologia e colocou uma fotografia com o namorado na rede social para assinalar o momento.

Trabalhou depois como professora de Ciências numa escola de San José. No Facebook, descreveu desta forma o seu trabalho: «Conviver com os pequeninos e tentar explicar-lhes como funciona o mundo».

Ainda em 2007, Priscilla escreveu que estava a jantar com Mark no jantar anual de correspondentes da Casa Branca: «O meu namorado está de sapatos!», brincou. Recorde-se que o criador do Facebook é conhecido por calçar sempre sapatilhas.

No ano seguinte, entrou para a faculdade de Medicina na Universidade da Califórnia. «A aprender a ser médica», disse, na rede social.

Em 2011, entrou uma nova personagem na vida dos pombinhos: Beast, o cão que, obviamente, teve logo uma página do Facebook só para si e que passou a ser o protagonista das fotografias no mural de Priscilla.

A influência da namorada de Zuckerberg na rede social foi admitida pelo próprio, numa das raras entrevistas, concedida recentemente à ABC. Mark revelou que as conversas à mesa com Chan ajudaram-no a criar a iniciativa para doar órgãos através do Facebook: «Ela vai ser pediatra, portanto as nossas conversas ao jantar são muitas vezes sobre o Facebook e as crianças que ela vai conhecendo».

A vida da jovem de 27 anos mudou radicalmente na última semana: na segunda-feira, dia em que Mark completou 28 anos, licenciou-se em pediatria (o namorado confessou-se «orgulhoso» através da rede social) e, no sábado, deu o nó com o amor da sua vida. A página do Facebook foi atualizada e já informa que está casada.

A cerimónia decorreu na residência do casal, em Palo Alto, na Califórnia, e contou com a presença de cerca de 100 convidados. O secretismo foi garantido através do convite: é que até os amigos e os familiares pensavam que iam celebrar a licenciatura de Priscilla.

Um amigo do casal disse à Associated Press que os preparativos estavam a ser feitos há meses, pelo que o facto de ter sido um dia depois da entrada em bolsa do Facebook foi «coincidência».

O reservado Mark partilhou uma fotografia dos noivos na sua página, com milhares de fãs a desejarem felicidades ao casal. Mas desenganem-se aqueles que esperam seguir a vida em comum dos Zuckerberg a partir de agora. Se há coisa que ambos têm em comum é o controlo quase absoluto do que é revelado ou não sobre a sua privacidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados