Decida já, antes de morrer, o destino do seu rasto na Net - TVI

Decida já, antes de morrer, o destino do seu rasto na Net

Google abre novo escritório, em Toronto, no Canadá, ainda mais original (Reuters)

Google já lançou nova funcionalidade que permite deixar já um «testamento» sobre o que fazer com as suas informações que circulam pela Web

Provavelmente na Internet estão sobre si muito mais informações do que pensa. E se de repente morrer e não tiver tempo de apagar o que queria? O Google pensou nisso e lançou já uma nova funcionalidade que permite apagar o seu rasto na Net, em serviços como o Gmail ou o YouTube.

Esta nova função, designada por «gestão de conta inativa», torna «mais fácil comunicar ao Google o que você quer fazer com seus ativos digitais se você morrer ou não puder mais usar sua conta», explicou a gigante da internet, numa mensagem publicada num dos seus blogs oficiais.

«Esperamos que esta nova função lhe permita preparar a sua vida digital após a morte, de uma forma que proteja a sua vida privada e a sua segurança», acrescenta, citada pela AFP.

A nova funcionalidade está incorporada na página onde se acedem a vários serviços do Google, como as mensagens do Gmail, vídeos do YouTube, os álbuns de foto Picasa, a rede social Google+ e o serviço para armazenar e compartilhar fotos Drive.

Na prática, os utilizadores podem «escolher destruir os dados depois de três, seis ou doze meses de inatividade», por exemplo. Ou então «selecionar contactos de confiança para receberem os dados». Para evitar mal-entendidos, a empresa prontifica-se, antes de destruir os dados, a enviar uma mensagem ao utilizador da conta através do telemóvel ou outro endereço de correspondência alternativo.

Os utilizadores podem, assim, decidir que futuro querem dar aos seus dados quando deixarem este mundo.
Continue a ler esta notícia