Hormona do sono ajuda a combater o cancro da mama - TVI

Hormona do sono ajuda a combater o cancro da mama

Angelina Jolie: a primeira aparição pública após a dupla mastectomia (Reuters)

Investigação de uma universidade brasileira

A melatonina, a hormona produzida pela glândula pineal que regula os ritmos biológicos, nomeadamente, ajuda a regular o sono, é também capaz de reduzir, em média para metade, crescimento do tumor na mama. A descoberta foi feita pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, no Brasil.

A coordenadora do estudo, Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari, conta que «existiam evidências na literatura científica sobre os efeitos benéficos da melatonina contra diversos tipos de tumores e decidimos testar com o câncer de mama, que é uma linha de pesquisa antiga do laboratório», cita a agência FAPESP.

A melatonina é produzida naturalmente pela glândula pineal, localizada no cérebro. Zuccari pegou em estudos já feitos que indicam que, em doses terapêuticas, acima dos níveis naturalmente encontrados no organismo, a melatonina tem ação antioxidante, ajudando a livrar as células de radicais livres que podem causar dano ao ADN, mas «diversos trabalhos mostraram que o tumor, muitas vezes, é capaz de manipular as defesas do organismo».

«Os ratos foram divididos em dois grupos. Metade recebeu 1 miligrama de melatonina diário, durante 21 dias, a contar do momento em que o transplante de células cancerígenas foi realizado. A outra metade recebeu apenas placebo, com o objetivo de manter o mesmo nível de stress do outro grupo. Os animais tratados com melatonina apresentaram tumores significativamente menores», escreve a agência.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE