Na Roma Antiga comiam-se girafas e flamingos - TVI

Na Roma Antiga comiam-se girafas e flamingos

Girafa

Ementas nas antigas cidades romanas eram muito mais ricas e variadas do que se pensava, segundo um estudo

As ementas nas antigas cidades romanas eram muito mais ricas e variadas do que se pensava anteriormente, e incluíam carne de girafas, flamingos cor-de-rosa e especiarias exóticas importadas da Indonésia, indica um estudo científico.

Os resultados de uma pesquisa científica das escavações em Pompeia, perto de Nápoles, no sul da Itália, dão conta de que os alimentos mais utilizados encontrados em fossas e lixeiras foram grãos, frutas, nozes, azeitonas, lentilhas, peixe local e ovos.

Mas, de acordo com o estudo de resíduos alimentares desenterrados por pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, liderado pelo arqueólogo Steven Ellis, havia também pratos mais exóticos, tais como peixe salgado da Espanha, moluscos e ouriços-do-mar importados.

Um pedaço de carne de girafa foi encontrado no dreno de uma casa, o que leva os arqueólogos que estudaram os resíduos a pensar que se trata da «única girafa já registada numa escavação arqueológica na Itália romana», afirmou Steven Ellis, citado em comunicado da Universidade de Cincinnati.

A equipa de Steven Ellis tem vindo a trabalhar nos últimos dez anos em dois bairros de Pompeia, cidade que foi coberta pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos