Um astronauta que vive no «ciberespaço» - TVI

Um astronauta que vive no «ciberespaço»

A nova estrela interplanetária chama-se Chris Hadfield e nasceu no Canadá

Relacionados
Chris Hadfield, de 53 anos, é canadiano, e vive na Estação Espacial Internacional há cerca de seis meses. Mais do que um astronauta, Chris é um «ciber astronauta», que conquistou uma legião de fãs. Talvez seja mesmo, uma estrela interplanetária.

Quando chegou à sua nova casa, começou a usar o Twitter e vídeos no Youtube para mostrar como era a sua vida junto às estrelas. Chris tem mais de 730 mil seguidores no Twitter e, nos últimos meses, deu-lhes a conhecer um pouco da vida de um astronauta dentro da Estação e não só.

Com o regresso à Terra marcado para dia 13 de maio, Chris revela já saudades da sua «casa». Mais do que a missão que o levou ao espaço e cumpriu, este astronauta deixa um legado. William Shatner, que vestiu a pele de capitao Kirk na série «Star Trek» diz mesmo que ele «tornou o espaço sexy de novo».

Através do Twitter, Facebook e Youtube, Chris alimentou a curiosidade de milhares com fotos únicas da Terra, informações sobre o seu dia a dia, realizou experiências no laboratório mais longínquo da humanidade e até partilhou poemas sobre vida extraterrestre.





Mostrou ainda a milhares de crianças como dormia, como comia e como ia à casa-de-banho. Foi um professor exemplar. Depois de «Star Trek», na ficção, e da viagem da Apollo, nunca um astronauta tinha conseguido tornar-se numa «estrela». Até agora.



E depois desta viagem? Chris Hadfield vai voluntariar-se para uma viagem «só de ida» para Marte. Se não for escolhido? Talvez uma carreira na música. Chris Hadfield toca guitarra em várias bandas (só de astronautas) e realizou o primeiro dueto, diretamente do espaço, com Ed Robertson, dos Barenaked Ladies.

Enquanto Chris não regressa com os pés à Terra siga este «ciber astronauta».
Continue a ler esta notícia

Relacionados