Yahoo compra Tumblr com uma garantia: «Prometemos não estragar tudo» - TVI

Yahoo compra Tumblr com uma garantia: «Prometemos não estragar tudo»

Marissa Ann Mayer (EPA)

Negócio 856 milhões de euros pela plataforma de blogues

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A Yahoo comprou a plataforma de blogues Tumblr por 1,1 milhões de dólares (cerca de 856 milhões de euros), anunciou esta segunda-feira a empresa liderada por Marissa Mayer. O «golpe» da administração está inserido no objectivo de tornar a Yahoo numa empresa «mais fixe».

Este é o primeiro grande negócio da CEO, que se transferiu da Google em 2012. Anteriormente, o gigante da Internet norte-americano tinha tentado adquirir o Dailymotion, um negócio que não se concretizou.

A aquisição do Tumblr representa um encaixe de milhões para o fundador da plataforma, David Karp, pois irá receber boa fatia do valor do negócio. David Karp fundou esta plataforma de blogues há seis anos, quando tinha apenas 21 anos. Agora, com este negócio, manter-se-a como CEO do Tumblr. Pelo Tumblr passam 300 milhões de visitas únicas mensais. Os seus utilizadores publicam 900 posts por segundo.

Marissa Mayer escreveu um post no seu Tumblr a pedir que ninguém entre em pânico. «Prometemos não estragar tudo», garantiu.

O post da CEO pode parecer insólito, mas na realidade é uma resposta antecipada à chuva de críticas que recai sobre muitas das opções da empresa. Depois de perder milhares de utilizadores para outras plataformas da Internet, a Yahoo, pioneira na rede, procura agora um reposicionamento no mundo virtual. Há poucos dias, o CFO, Ken Goldman, responsável pelas contas da empresa declarou, que era importante atrair mais usuários na faixa etária entre os 18 e 24 anos. «Um dos nossos desafios é que tivemos um envelhecimento demográfico. Temos de nos tornar novamente visíveis e fixes, algo que nos escapou durante alguns anos», disse.

A compra da plataforma de blogues Tumblr parece ser um o passo correto para dar à Yahoo o que pretende. No entanto, há quem aponte riscos empresariais à compra e nos utilizadores há quem tema e (muito) a entrada da Yahoo nos blogues e no efeito visual que poderá acarretar.

A publicidade e a forma como vai ser adicionada é a principal fonte de receios. Há quem duvide da capacidade que qualquer uma das duas empresas tenha para conseguir implementar a publicidade, nomeadamente em blogues pessoais, como têm por exemplo a Google ou o YouTube.

A decisão de Marissa Mayer voltou a levantar ondas de críticas à empresa. O mesmo sucedeu quando em fevereiro, a mesma Marissa Mayer decidiu acabar com o trabalho a partir de casa.
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