Um estudo captou, pela primeira vez, um conjunto de suínos a utilizarem ferramentas para atingirem um determinado objetivo. O javali das Visayas, espécie endémica das Filipinas, foi avistado a utilizar paus para escavar e construir abrigos, o que, segundo o relatório do journal Mammalian Biology, representa uma capacidade dos suínos em utilizar ferramentas.

A publicação divulgada em setembro captou alguns dos momentos num jardim zoológico de Paris, onde um exemplar da espécie de javali das Visayas foi visto a utilizar paus. A coautora do estudo, Meredith Root-Bernstein, fez questão de partilhar o momento.

Ela depositava algumas folhas, movia-as para um local diferente, e depois escavava com o nariz. Depois pegou num pau e, com a boca, usou-o para escavar, levantando e empurrando o solo, de forma muito rápida", escreveu Meredith Root-Bernstein nas suas notas.

O porco em causa é Priscilla, uma fêmea que já tem por hábito ser observada por Meredith Root-Bernstein.

Os cientistas têm conhecimento de algumas espécies de animais, como os chimpanzés ou os orangotangos, que utilizam ferramentas para algum tipo de benefício, como obter comida, mas essa descoberta ainda não tinha sido feita em suínos.

Só o facto de utilizarem ferramentas já é muito significante. Até agora não havia qualquer registo do uso de ferramentas por parte de nenhuma espécie de porcos", revelou Meredith Root-Bernstein à CNN.