A imagem impressionante de uma cratera cheia de gelo em Marte - TVI

A imagem impressionante de uma cratera cheia de gelo em Marte

  • Sofia Santana
  • 21 dez 2018, 12:52
Cratera de gelo em Marte

A cratera Korolev, com cerca de 80 metros de diâmetro, tem uma quantidade de gelo que atinge os 1800 metros de espessura

A Agência Espacial Europeia divulgou uma imagem impressionante: uma cratera completamente coberta de gelo, no centro da paisagem árida do planeta Marte.

Parece uma enorme pista de gelo. A cratera Korolev, com cerca de 80 metros de diâmetro, tem uma quantidade de gelo que atinge os 1800 metros de espessura.

E tal não se deve apenas às condições atmosféricas que se verificam no planeta vermelho. É que na própria base da cratera há um depósito de gelo que faz com que o gelo não derreta. O ar, ao mover-se sobre o gelo arrefece e cria uma camada de ar frio sobre o gelo que faz com que este se mantenha sem derreter.

A imagem incrível deste "lago" de gelo foi registada pela sonda Mars Express e serve para assinalar os 15 anos de órbita desta sonda da Agência Espacial Europeia (ESA). Trata-se, na verdade, de uma composição constituída por várias imagns captadas pela sonda. 

A cratera Korolev, que tem o nome do engenheiro espacial Sergei Korolev, conhecido como o pai da tecnologia espacial soviética, situa-se na zona norte do planeta e é crucial na investigação de um grande mistério sobre Marte que ainda intriga os cientistas: para onde vão as enormes reservas de água do planeta? 

Os  investigadores acreditam que, outrora, havia no planeta vermelhro rios, lagos e até mesmo oceanos de água em estado líquido. Mas a maior parte dessa água evaporou e apenas uma parte foi conservada em grandes poças e reservatórios de gelo subterrâneos, como o que existe na Korolev.

Continue a ler esta notícia