Dinamarquês quer iluminar a vida dos pobres com lâmpada solar - TVI

Dinamarquês quer iluminar a vida dos pobres com lâmpada solar

  • 21 set 2017, 20:58
Olafur Eliasson - lãmpada solar Little Sun

Artista plástico Olafur Eliasson criou a Little Sun, uma lâmpada que acumula a luz solar. Foi a Nova Iorque, para apresentar o invento a várias instituições, muitas na órbita das Nações Unidas

Pelas contas de Olafur Eliasson, mais de mil milhões de pessoas no mundo não dispõem de luz elétrica, especialmente em África, daí a intenção de divulgar a sua Little Sun Diamond (diamante de luz solar), a lâmpada que acumula energia solar e pode iluminar as casas e vidas de muita gente.

Olafur Eliasson criou a sua primeira lâmpada em 2012 e melhorou-a há dois anos, com maior capacidade de carga. Tal como a original, a nova Little Sun Diamond cabe no bolso e pode fornecer cinco horas de luz após cinco horas de carregamento, ficando depois à média-luz.

Na página na internet, a nova lâmpada está à venda por 30 euros, mas segundo reza o site "a Little Sun é vendida a um preço mais alto em zonas onde há eletricidade para que o produto possa ser vendido noutras áreas a um preço muito mais baixo, a preços aí acessíveis".

Em África, nalguns países já se pode comprar a lâmpada: Etiópia, Senegal, África do Sul, Ruanda e Burkina Faso.

Olafur Eliasson está entretanto em Nova Iorque, à procura de apoios para difundir o seu produto.

Chelsea Clinton, filha da candidata Hillary e do antigo presidente norte-americano Bill Clinton, foi uma das que já mostrou o seu apreço pela Little Sun Diamond.

 

 

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE