Um jornalista do "The Guardian" fez o teste, ao procurar pelo seu nome na aplicação. O resultado foi um bar onde Alex Hern esteve uma vez, a propósito de um jogo.
A experiência foi repetida por outros jornalistas. Os resultados foram diversos, mas todos surpreendentes. Em alguns casos, o Google Maps conseguiu mesmo identificar o local onde os utilizadores se encontravam e noutros conseguiu identificar um local onde estiveram pelo menos uma vez. Aparentemente, o Google Maps liga os seus utilizadores a localizações geográficas muito específicas.
@alexhern I just did it with my Twitter handle & it came up with a restaurant I went to last week for the first time. CREEPY
— AliciaMelville-Smith (@alicia_ms) May 20, 2015
@alexhern Mine offers me three choices: Where I went to university My former employer WHERE I AM RIGHT NOW
— Robert Perry (Pez) (@pez_sez) May 20, 2015
Se não acredita, faça o teste. Na caixa de pesquisa, onde costuma inserir o nome de um determinado local ou estabelecimento, insira o seu nome e deixe a aplicação procurar por si. Surpreendido?
Sabe-se que a Google recolhe uma grande quantidade de dados sobre os seus utilizadores quando estes usam plataformas como o motor de busca e do serviço de correio eletrónico. Mas ainda assim, não deixa de ser surpreendente como a empresa consegue associar os seus utilizadores a localizações específicas.