Enguias do Tamisa estão a ficar hiperativas - TVI

Enguias do Tamisa estão a ficar hiperativas

  • MP
  • 22 jan 2019, 15:32
Londres

Consumo regular de cocaína pelos londrinos está a afetar os peixes que habitam no rio. Estudo realizado pela universidade King's College detetou não só esta droga como cafeína

As enguias do rio Tamisa, em Londres, estão a ficar hiperativas devido à concentração de cocaína encontrada nas águas. Um estudo realizado pelo King's College detetou não só esta droga, como também cafeína e benzoilecgonina (um metabólito da cocaína).

A equipa da universidade londrina analisou as águas residuais que entram no Tamisa na sequência de uma tempestade (quando se verifica transbordo) e encontrou níveis concentrados de cocaína nas 24 horas seguintes.

Os aumentos de cafeína e cocaína foram observados 24 horas após os eventos de transbordamento de esgoto. A concentração de cocaína permaneceu alta nas águas residuais ao longo da semana, com apenas um pequeno aumento no fim de semana", apontaram.

Quando as estações de tratamento de esgotos não conseguem filtrar as águas na totalidade, devido ao seu volume, parte chega ao rio e, consequentemente, à vida animal que nele habita.

Segundo o Sea Life de Londres, drogas como a cocaína, que afetam humanos, "muito provavelmente afectam a vida animal e os invertebrados um pouco mais devido à sua bioquímica, que é muito sensível".

 

Continue a ler esta notícia