XLParty: «É o festival do futuro» - TVI

XLParty: «É o festival do futuro»

Maia: 13º Edição da XLPARTY

Encontro realiza-se na Maia e conta com mil participantes

Relacionados
Centenas de computadores ligados em rede, competições de vídeojogos online, pouco sono e muito convívio servem de mote à 13ª edição da XLParty na Maia, um festival de entretenimento tecnológico que reúne até domingo cerca de mil participantes, escreve a Lusa.

«Este é o festival do futuro», diz Pedro Silveira da organização da XLParty, considerada a maior «Lan party» do País e que conta já com 13 edições realizadas de três em três meses.

Uma «Lan party», explica, «é uma área onde são ligados 600 a 700 computadores em rede durante três a quatro dias» e que permite que os jovens «partilhem conhecimento, informação», além de possibilitar a realização de competições em vídeojogos.

«É uma concentração de jovens que gostam de tecnologias e vídeojogos», resume.

É no piso -3 do Parque Central da Maia que perto de mil jovens de todo o País, e até da Galiza, se encontram reunidos desde quinta-feira para conviver, conhecer as pessoas com quem habitualmente jogam online e para competir nos torneios de vídeojogos.

Alex, 22 anos, veio de Pontevedra (Galiza) para jogar «Call of Duty». Tal como a grande maioria dos participantes, trouxe com ele o equipamento necessário para jogar: o computador.

«O meu computador é constituído maioritariamente por equipamento ganho em "lan parties"», conta o participante, que espera, com a equipa de cinco elementos, conseguir vencer o primeiro prémio do torneio do jogo em que se inscreveu.

Já Frederico, 22 anos, do Porto, garante que a sua presença no evento não se deve apenas aos torneios e à competição mas também «pela amizade» e vontade de conviver.

«Convívio, amizade e diversão» são também as razões de Tânia, 27 anos, de Torres Vedras, que está na XLParty pela quinta vez e que nota uma maior adesão do público feminino nestes eventos.

Porque conseguir estar em rede com centenas de pessoas ao mesmo tempo não acontece todos os dias, estes jovens admitem não dormir, ou dormir «pouco tempo», para aproveitar ao máximo todos os momentos do evento.

No recinto há um espaço preparado para tendas de campismo, mas são muitos os que preferem «descansar» nos seus sacos camas, estendidos no chão junto aos computadores dos quais teimam em não se afastar.

«A XLParty é o melhor evento nacional deste género», garante Rafael Duarte, 23 anos, de Lisboa, cinco vezes campeão do jogo "Bomberman", mas que desta vez quer conseguir ficar em segundo lugar porque «o prémio é melhor».

Nas mesas vão-se amontoando garrafas vazias, pacotes de bolachas, embalagens de comida e muitas latas de bebidas energéticas que vão mantendo acordados os jogadores.

A festa só termina no domingo à noite e até lá há ainda muitos tiros a dar no «Counter Strike» ¿ jogo FPS (first person shooter) mais procurado pelos participantes ¿ e muitos passes de bola a treinar no «Pro Evolution Soccer» (jogo de simulação de futebol).

Na parte exterior do recinto há ainda uma zona de experimentação com computadores, «gadjets», um planetário, mostras de física e actividades radicais, aberta ao público entre as 12:00 e as 23:00.
Continue a ler esta notícia

Relacionados