Facebook ajuda menina com leucemia - TVI

Facebook ajuda menina com leucemia

Facebook da Marta

Marta tem quatro anos e precisa de um transplante

Relacionados
Marta tem quatro anos e soube que tinha leucemia em Fevereiro deste ano. Esta menina já fez três ciclos de tratamento e procura agora um dador, visto que ninguém da família é compatível. O transplante é a sua última esperança, o que fez a com que a família tenha criado uma página no Facebook para apelar a possíveis dadores, avança o «Diário de Notícias».

O apelo foi eficaz e provocou um aumento de mais de seis mil dadores em apenas uma semana. Só no sábado mais de 1300 pessoas juntaram-se na escola de Marta para fazerem os testes de compatibilidade. Embora a dimensão da campanha para encontrar um dador para a menina seja grande, ainda não foi possível encontrar um dador compatível.

De acordo com fonte do Registo Português de Medula Óssea (CEDACE), o número de possíveis dadores aumenta a um ritmo de «100 ou 120 por dia». Devido a esta grande afluência, o volume de amostras é bastante grande e o laboratório do CEDACE ainda não conseguiu determinar se existe um possível dador.

No entanto, o objectivo desta campanha não é apenas encontrar um dador para a Marta. Segundo Maria João Dray, tia de Marta, a campanha tem como objectivo «apelar à recolha e desmistificar a ideia do que é dar medula e ao mesmo tempo não dramatizar a situação da Marta».

Esta terça-feira a equipa de recolhas encontra-se no Oceanário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE