Russo deita fora um milhão de dólares - TVI

Russo deita fora um milhão de dólares

Matemática

Um matemático russo recebeu um prémio de mérito, mas não o aceitou por considerar «injusto» para com outros matemáticos

Modéstia ou não. Será que Perelman fez as contas e sabe quanto é um milhão de dólares? Nós fizemos e, garantimos, é muito, mas muito dinheiro. São quase 800 mil euros.

Grigory Perelman, um matemático russo, chegou às manchetes dos jornais não pelas conquistas matemáticas, mas por ter rejeitado um prémio de mérito no valor de um milhão de dólares.

A decisão de Perelman foi anunciada, esta quinta-feira, pelo Instituto Clay de Matemática, nos EUA, que havia concedido a Perelman o Prémio do Milénio. O presidente do instituto, Jim Carlson, disse que a decisão do génio russo não é uma surpresa, já que Perelman havia rejeitado prémios matemáticos anteriores, conta o «Estadão».

Carlson disse que Perelman o informou da decisão em conversa telefónica na semana passada, e não mencionou os motivos. Mas, a agência de notícias russa Interfax cita Perelman afirmando que considera o prémio «injusto». De acordo com o russo, a sua contribuição para a prova da conjectura não teria sido maior que a do matemático americano Richard Hamilton.

Jim Carlson adiantou que os responsáveis pelo instituto farão uma reunião nos próximos meses para definir o destino do dinheiro, que será empregue de forma a «beneficiar a matemática».

Perelman foi distinguido por ter resolvido «Conjectura de Poincaré», um problema geométrico que desafiava matemáticos desde o início do século passado.
Continue a ler esta notícia