Um novo contracetivo masculino pode estar a caminho - TVI

Um novo contracetivo masculino pode estar a caminho

  • Sofia Santana
  • 5 abr 2017, 18:15
Espermatozóide

Em causa está um gel, chamado Vasalgel, que já foi testado com sucesso em macacos e coelhos. Um novo estudo sobre este produto foi divulgado esta terça-feira

Um novo estudo publicado esta terça-feira dá força à ideia de que, em breve, os homens poderão usar um novo método contracetivo. Em causa está um gel que já foi testado com sucesso em macacos e coelhos.

No que toca a métodos contracetivos, os homens só têm duas hipóteses: a utilização de preservativos ou a realização de uma vasectomia. Os preservativos, apesar de eficazes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, são falíveis na prevenção de uma gravidez. Quanto às vasectomias feitas cirurgicamente, são procedimentos eficazes, mas difíceis de reverter. 

Em breve, porém, tudo isto poderá mudar. É que cientistas da Fundação Parsemus criaram um gel que atua como um método contracetivo. O produto chama-se Vasalgel e funciona da mesma forma que uma vasectomia, mas que pode ser facilmente reversível.

O Vasalgel já foi testado em macacos e coelhos com resultados positivos. Esses estudos concluíram que o gel era eficaz e seguro em parar a ejaculação de esperma durante um longo período de tempo.

Agora, um novo estudo publicado esta terça-feira na revista científica Basic and Clinical Andrology dá uma nova força à ideia de que este método é facilmente reversível.

Os investigadores usaram sete coelhos que tinham ficado sem concentrações de esperma durante 14 meses. Depois de terem retirado o gel dos organismos, os cientistas concluíram que a concentração e a mobilidade de esperma voltou, em todos os casos, aos níveis anteriores à introdução do gel. 

É certo que o produto ainda terá de ser testado em humanos, mas, para já, todos os resultados apontam para que, em breve, os homens possam recorrer a um novo método contracetivo. 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE