Twitter ajuda a resolver crimes - TVI

Twitter ajuda a resolver crimes

Twitter da polícia de Milwaukee

Polícia de Milwaukee, nos EUA, utiliza o site para receber pistas com rapidez e emitir alertas sobre o corte de estradas

Relacionados
Está a aumentar o número de esquadras de polícia e de bombeiros que recorrem ao Twitter para realizar as suas tarefas diárias, avança a Associated Press.

São principalmente os polícias que utilizam este serviço para informar a população sobre interrupções e irregularidades no trânsito, para obter pistas que permitem resolver crimes e também para alertar sobre outros assuntos urgentes, como alarmes de bombas, incêndios e evacuações.

Os serviços do Twitter são utilizados pela polícia do Canadá e de várias cidades dos EUA, como Boston e Baltimore, Richmond (Virgínia), Boulder (Colorado), Dalton (Georgia) e Mount Pleasant (Carolina do Sul).

O departamento da polícia de Milwaukee figura entre o crescente número de esquadras de polícia e de bombeiros que recorrem ao Twitter para fazer o seu trabalho.

Quando a polícia de Milwaukee quis alertar a população para um homicídio, a forma mais rápida foi o envio da seguinte mensagem através do Twitter: «O mais recente homicídio na cidade não é um acto isolado. Homem, 33 anos, baleado no bloco 1500 do nº 39. Enviaremos mais detalhes à medida que cheguem».

O Twitter permite aos utilizadores enviar mensagens de texto, conhecidos como «tweets» de 140 caracteres, para um grande número de utilizadores - através da Internet ou do telemóvel - em poucos segundos. No entanto, é também uma realidade que qualquer pessoa pode utilizar o site e enviar informação falsa.

Em Março, o secretário de Justiça do Texas encerrou um Twitter que usava o selo municipal debaixo do nome falso «Austin PD», site que tinha 450 seguidores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados