Jogo de computador descobre formato de proteína - TVI

Jogo de computador descobre formato de proteína

Tecnologia

Jogadores manipulam aminoácidos e criam novos compostos que permitem avanços no tratamento da SIDA, cancro e Alzheimer

Um jogo de computador, «Foldit», ajudou cientistas a descobrir a estrutura de uma enzima vital para a sobrevivência de um vírus parecido com VIH.

Segundo escreveram os cientistas responsáveis pela criação de «Foldit» num artigo publicado na revista «Nature», os jogadores demoraram apenas três semanas para chegar ao resultado pretendido: o do formato ideal das moléculas da proteína.

Os jogadores manipulam os aminoácidos, uns «blocos» que formam as proteínas, para construir novos compostos que forneçam pistas para o tratamento de doenças como a SIDA, o cancro e o Alzheimer.

O jogo «Foldit» está disponível para os sistemas operacionais Windows, Macintosh e Linux.

A substância, um tipo de protease retroviral, era há muito investigada pelos cientistas, que demoraram dez anos a definir o formato da proteína pela qual os aminoácidos estavam organizados.

A ideia dos cientistas ao usar o jogo «Foldit» era perceber, através da ajuda dos jogadores, se a «intuição humana» poderia superar o computador para descobrir o modelo da enzima, explicou Firas Khtib, do Departamento de Bioquímica da Universidade de Washington, EUA.

No jogo, o utilizador tem a possibilidade de observar a estrutura de uma proteína em 3D, começando num nível mais básico, até às fases de manipulação mais complicadas.

Os modelos criados pelos utilizadores foram suficientemente bons e permitiram aos pesquisadores ajustá-los para chegar à estrutura ideal para o composto.

Combinando partes já conhecidas de proteínas com outras imaginadas pelos jogadores, de forma aleatória, o jogo permitiu cruzamentos que um computador não poderia fazer. A investigação resultou numa enzima com partes que podem servir como alvos para drogas.

O estudo foi revelado na revista «Nature Structural & Molecular Biology» e quer os cientistas quer os jogadores do «Foldit» são apontados como autores da pesquisa.
Continue a ler esta notícia