Depois da cremação surge a... liquefacção - TVI

Depois da cremação surge a... liquefacção

funeral

Nova abordagem é encarada como mais ecológica

É apresentada como uma alternativa ecológica em relação à cremação. A hidrólise alcalina é, basicamente, uma liquefacção do corpo e é agora disponibilizada por uma funerária da Flórida, nos Estados Unidos.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa escocesa Resomation Ltd e apresenta a solução de transformar o corpo da pessoa falecida em água alcalina aquecida. Será usada pela primeira vez durante o mês de Setembro, esperando-se que venha a ser utilizada por outras empresas nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa.

Os inventores desta tecnologia asseguram que o processo produz um terço dos gases do efeito de estufa do que a cremação, usa um sétimo da energia e ainda permite que próteses médicas sejam separadas do corpo. Este último argumento pode ser decisivo, uma vez que os crematórios no Reino Unido têm vindo a apresentar problemas com o mercúrio vaporizado.

A instalação na funerária americana só foi possível depois da legislação da Flórida ter sido alterada. O processo deve ser legalizado noutros seis estados.
Continue a ler esta notícia