«Discovery» lançado com sucesso - TVI

«Discovery» lançado com sucesso

Lançamento do Discovery

Depois de adiada três vezes, o vaivém da NASA descolou rumo à Estação Espacial Internacional, onde vai ficar durante 13 dias

Relacionados
Depois de várias tentativas de lançamento abortadas, a nave «Discovery» foi lançada na sexta-feira à noite, já sábado em Lisboa, com sucesso, do cabo Canaveral, na Flórida, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), levando a bordo sete astronautas.

A partida da «Discovery», depois de adiada três vezes, aconteceu às 23:59 (4:59 em Lisboa), dando início a uma missão de 13 dias no espaço.

Prestes a «desprender-se» da Terra, foi confirmado pelo centro de controlo que «todos os sistemas da Discovery funcionam correctamente», segundo a EFE.

Passados oito minutos e meio o vaivém atingiu a órbita terrestre, esperando-se para domingo à noite a acoplagem da «Discovery» na Estação Espacial.

A NASA (agência espacial norte-americana) cancelou o lançamento por três vezes, apresentando como causas o mau tempo e problemas numa válvula de um tanque de combustível. Após confirmações de que estaria tudo bem decidiram programar a partida para sexta-feira à noite.

De origem mexicana viajam os especialistas John «Danny» Olivas e José Hernández, que responderão em espanhol às perguntas colocadas por um grupo de estudantes.

O resto da tripulação é constituída por Rick Sturckow, Kevin Ford, Christer Fuglesang, Pat Forrester e Nicole Stott.

É a trigésima viagem de uma nave americana à Estação Espacial que, além de tripulação que viaja pela primeira vez, transporta quase oito toneladas de material e provisões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados