Imagens de Marte em alta definição - TVI

Imagens de Marte em alta definição

As imagens mostram partículas tão pequenas como a décima parte do diâmetro do fio de um cabelo humano

A sonda Phoenix mandou esta sexta-feira fotografias com a melhor definição de sempre do pó e da areia da superfície de Marte enquanto prepara a sua missão à procura de sinais de vida no planeta, explicaram cientistas da NASA, de acordo com o El País.

«Temos imagens que mostram a diversidade dos minerais em Marte numa escala sem precedentes na exploração planetária», acrescentou Michael Hecht do Laboratório de Propulsão da Agência Espacial Americana.

As imagens foram tiradas com um microscópio óptico e mostra partículas, algumas tão pequenas como a décima parte do diâmetro de um cabelo humano. As imagens foram recolhidas quando a sonda aterrou a 25 de Maio no círculo árctico do planeta vermelho.

Mas nem sinal de gelo

Na fotografia é possível ver pequenos grãos transparentes e esbranquiçados que os cientistas explicaram ser um mineral, provavelmente sal.

Mas ainda se procura gelo que é crucial para permitir a vida no planeta. As outras partículas eram de cor de café avermelhadas como o solo marciano, ou escuras e brilhantes.

«Temos quase a certeza de que o que estamos a ver no microscópio não é gelo», explicou Tom Pike, líder da equipa de geologia que manobra a sonda. «Uma partícula tão pequena de gelo tinha-se derretido antes de ser fotografada», explicou.
Continue a ler esta notícia