Na Web Summit, a TVI encontrou dois projetos inovadores 100% portugueses que prometem vingar no mercado, ao mesmo tempo que ajudam a salvar o ambiente.

A ECO2BLOCKS é uma startup portuguesa que nasceu da vontade do criador, Pedro Humbert, de tornar a construção civil num negócio mais sustentável. Assim, Pedro desenvolveu, juntamente com colegas da Universidade da Beira Interior, uma forma inovadora de reutilizar os resíduos industriais e torná-los em materiais de construção.

Pegamos em resíduos industriais e transformamo-los em materiais de construção. Junto a isso, utilizamos ainda água residual e capturamos CO2. É um projeto de teoria circular”, disse Pedro Humbert à TVI, na Web Summit.

Pedro diz ainda que esta ideia pode reduzir em metade o custo dos blocos de cimento.

A vontade de combater as alterações climáticas também levou Shafik Mahomad a criar uma aplicação móvel para medir a pegada ecológica de cada um. 

A ideia é tornar a pegada ecológica numa tarefa fácil e divertida. A aplicação acompanha a pegada de carbono pelas ações que vamos fazendo durante o dia”, explicou Shafik, afirmando ainda que os utilizadores podem juntar os amigos e ver quem produz a menor pegada de carbono.