A agência espacial norte-americana divulgou, esta segunda-feira, novas imagens do rover Perseverance na superfície de Marte.

Nas redes sociais, a sonda avisa: "Acabei de enviar os vídeos que tirei durante a minha aterragem em Marte. Foi uma bela viagem". No vídeo é também possível observar a passagem da Perserverance pela Cratera Jezero.

Michael Watkins, diretor do programa JPL da Nasa, partilhou nas redes que este vídeo ilustra a primeira vez que alguém conseguiu capturar um evento como a aterragem de uma nave em Marte.

A sonda chegou a Marte na quinta-feira e divulgou, entretanto, as primeiras imagens a cores do Planeta Vermelho

Este caminho de incerteza e descoberta pode ser acompanhado pela conta oficial da Perserverance no Twitter, que atualiza o percurso e mostra os bastidores da difícil missão.

Entretanto, a NASA partilhou algumas imagens tiradas por câmaras técnicas que atuam como orientadores do percurso. Estão em preto e branco e foram tiradas entre o dia 18 e o dia 21 de fevereiro.

Chegar a este "horizonte aberto, com tanto a explorar" - como descreveu a Nasa após a aterragem - só foi possível, ultrapassando sete minutos de absoluto terror. A nave que carrega a sonda teve de executar uma série complexa de manobras no momento em que se lançou em direção ao Planeta Vermelho, a uma velocidade média de 20 mil quilómetros por hora. 

Posto isto, há ainda o facto da sonda demorar 11 minutos a transmitir informações para o centro de comunicações na Terra, um tempo que impossibilitou qualquer comunicação durante o processo de aterragem e que implica que a máquina atue autonomamente.