Cientista propõe satélite para limpar órbita da terra - TVI

Cientista propõe satélite para limpar órbita da terra

Internacional

A era espacial deixou detritos que podem colocar em risco a vida de astronautas e causar estragos nos satélites

Relacionados
Após meio século de sucessos no espaço, a era espacial deixou a órbita da terra repleta de detritos. Mais de 17.000 pedaços de lixo flutuam no espaço. O maior pesa cerca de dez toneladas.

Um pesquisador da Agência Espacial Italiana propôs agora um satélite para começar a limpeza do espaço, escreve a BBC Brasil.

Os detritos representam um grave e crescente risco para os satélites de comunicação e missões espaciais e à medida que o tempo avança podem dar origem a colisões catastróficas, que criam mais fragmentos que se espalharão pelo espaço.

Marco Castronuovo, pesquisador da Agência Espacial Italiana, propôs o envio de uma missão robótica para o espaço que irá saltar entre os pedaços de lixo e eliminar pouco a pouco o lixo acumulado. Os destroços serão queimados na atmosfera sem causar danos.

O «satélite gari» poderá limpar até cinco objectos por ano e seria enviado numa missão de sete anos. É uma solução lenta, mas simples para resolver um problema que poderia deixar a órbita da terra completamente inutilizável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE