Foi descoberta mais uma pirâmide no Egito - TVI

Foi descoberta mais uma pirâmide no Egito

Uma equipa de arqueólogos descobriu os restos de uma nova pirâmide, construída há cerca de 3.700 anos, na necrópole real de Dahchur, ao sul de Cairo

Uma equipa de arqueólogos descobriu os restos de uma nova pirâmide, construída há cerca de 3.700 anos, na necrópole real de Dahchur, ao sul de Cairo, anunciou na segunda-feira o Ministério das Antiguidades.

Os restos da pirâmide, que terá sido construída durante a 13.ª dinastia, foram localizados ao norte da pirâmide curvada do faraó Seneferu.

Todas as partes descobertas da pirâmide estão em boas condições. Mais escavações serão realizadas para se revelar mais partes [da estrutura]", informou o ministério, ex-Conselho Supremo de Antiguidades, dependente do ministério da Cultura egípcio.

O presidente da necrópole de Dahchur, Adel Okasha, indicou que os restos pertencem à estrutura interna da pirâmide, incluindo um corredor. Outros restos incluem blocos que mostram o design interior da pirâmide, um deles com dez linhas de hieróglifos.

A necrópole real de Dahchur foi o local de enterro para membros da corte e altos funcionários.

Foi ali que o faraó Seneferu, da 4.ª dinastia, construiu a primeira pirâmide de paredes lisas do antigo Egito, a Pirâmide Vermelha, com 104 metros de altura, há cerca de 4,6 mil anos.

Seneferu era o pai de Quéops, que ordenou a construção da Grande Pirâmide de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo.

Segundo um ex-responsável pelo Conselho Supremo de Antiguidades, citado pela agência de notícias AFP, as ruínas encontradas no sul do Cairo parecem indicar que o monumento pertencia a uma rainha.

Os arqueólogos descobriram até agora 123 pirâmides antigas no Egito.

Continue a ler esta notícia