Encontrado oceano gelado em Plutão - TVI

Encontrado oceano gelado em Plutão

Sonda New Horizons, da Agência Espacial Norte-americana

Sob a superfície do planeta anão, pode existir um oceano com formato de coração, feito de gelo e de água com consistência viscosa. O oceano escondido contém tanta água como a que existe em todos os Oceanos na Terra

Plutão pode ter um oceano congelado no seu interior. De acordo com o estudo publicado pelos cientistas Francis Nimmo (Universidade da Califórnia) e Richard Binzel (Instituto Planetário de Massacusetts) na revista científica Nature, sob a superfície do planeta anão, pode existir um oceano com formato de coração, feito de gelo e de água com consistência viscosa. 

Plutão tem bastante rocha e há bastante calor a ser gerado. Uma camada de gelo de algumas centenas de quilómetros de espessura é um bom isolador. Por isso, um oceano subterrâneo profundo não é muito surpreendente, especialmente se o oceano contém amoníaco que age como um anticongelante", afirmou Nimmo.

Os indícios foram encontrados na Sputnik Planitia, uma bacia no planeta com vários quilómetros com base em fotografias tiradas pela sonda New Horizons, da Nasa, em 2015. O oceano escondido contém tanta água como a que existe em todos os Oceanos na Terra.

A descoberta, divulgada na quarta-feira, revela ainda que o facto de o oceano ser de gelo faz com que Plutão não seja um candidato para ter habitantes.

Mas é cuidadoso nunca dizer a palavra impossível", afirmou Binzel.

Os estudos feitos através das imagens revelam que o oceano pode ter ajudado a modelar e mudar a estrutura do planeta anão, criado tensão na sua crosta e fendas na superfície.

Isto mostra que a natureza é mais criativa do que somos capazes de imaginar, por isso é que vamos e exploramos. Nós vemos o que a natureza é capaz de fazer", acrescenta Binzel. 

Os investigadores afirmam ainda que a massa de água congelada pode ter sido responsável pela reorientação do planeta e que poderá voltar a fazê-lo.

Também a Sputnik Planitia ter-se-à deslocado com o tempo por causa das variações de acumulação de gelo na sua bacia. 

Continue a ler esta notícia