NASA divulga imagens inéditas da aurora boreal de Júpiter - TVI

NASA divulga imagens inéditas da aurora boreal de Júpiter

Aurora Boreal de Júpiter captadas pelo telescópio Hubble

Imagens foram captadas pelo telescópio "Hubble". Auroras de Júpiter são muito maiores do que as dos pólos do planeta Terra e centenas de vezes mais energéticas

O Telescópio Espacial Hubble captou imagens inéditas da aurora boreal de Júpiter. A agência espacial norte-americana deverá utilizar os registos na criação de vídeos, que demonstrem o movimento das gigantes auroras boreais do planeta.

De acordo com a NASA, as auroras boreais formam-se devido à entrada de partículas, com elevada carga de energia, na atmosfera de um planeta, junto aos pólos, e colidem com átomos de gás.

As auroras de Júpiter são muito maiores do que as que acontecem nos pólos do planeta Terra e centenas de vezes mais energéticas. Para Jonathan Nichols, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, as auroras de Júpiter captadas são um fenómeno de fogo-de-artifício.

As auroras são muito dramáticas e estão entre as mais ativas que já vi”, disse Nichols à New Scientist. "É quase como se Júpiter estivesse a dar uma festa de fogo-de-artifício para a chegada iminente da [sonda] Juno.”

Para além do telescópio espacial Hubble, que tem estado a observar e a medir as auroras de Júpiter, a sonda Juno deverá intersetar a órbita do planeta no início de julho, para medir as propriedades do vento solar – uma corrente de partículas oriunda do sol.

O telescópio espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Continue a ler esta notícia