Nova espécie de orangotango identificada na Indonésia - TVI

Nova espécie de orangotango identificada na Indonésia

Orangotango Tapanuli

“Tapanuli” foram observados pela primeira vez há 20 anos durante uma expedição às montanhas da ilha da Sumatra, mas só agora se comprovaram as diferenças

Uma nova espécie de orangotango foi identificada na Indonésia, anuncia a comunidade científica, nesta quinta-feira.

Os “Tapanuli” (Pongo tapanuliensis) foram observados pela primeira vez há 20 anos, durante uma expedição às zonas remotas das montanhas da Sumatra, mas só agora os investigadores conseguiram estabelecer as diferenças para os orangotangos da Sumatra (Pongo abelii) e do Bornéu (Pongo pygmaeus).

O trabalho de investigadores locais e internacionais, das universidades de Zurique, Suíça, e Liverpool (John Moores), Inglaterra, foi divulgado no jornal científico Current Biology e dá conta da existência de uma população de 800 indivíduos daquela que é considerada a linha mais ancestral dos orangotangos em vida.

Havia apenas sete grandes espécies de primatas, sem contar com os humanos. Por isso, acrescentar outra a uma lista muito pequena é espetacular, é algo com que os biólogos sonham”, disse à BBC o professor Michael Krutzen, de Zurique. 

Depois de descoberta a população, os investigadores conseguiram amostras de ADN, que permitiram reconstruir a sua origem através do código genético. Foi também recolhido um crânio, de um indivíduo morto por populares em 2013 e que permitiu estabelecer as diferenças para os orangotangos da Sumatra e do Bornéu.

 

 

Continue a ler esta notícia