Facebook vai remunerar imprensa francesa pelas suas notícias - TVI

Facebook vai remunerar imprensa francesa pelas suas notícias

Facebook (arquivo)

O gigante tecnológico fechou acordos com os jornais Le Monde, Le Figaro, Alliance de la Presse e Les Echos

O Facebook anunciou, esta quinta-feira, ter chegado a um acordo com alguns jornais franceses, para lhes pagar "direitos conexos". Este anúncio acontece apenas alguns meses depois da Google ter anunciado um acordo semelhante.

Este "acordo de licenciamento" prevê que o "Facebook obtenha e remunere licenças para direitos conexos". O gigante tecnológico já fechou acordos com os jornais Le Monde, Le Figaro, Alliance de la Presse e Les Echos.

No entanto, a rede social não divulgou detalhes sobre o valor da remuneração, nem o método do cálculo.

Os termos a que chegámos permitirão ao Facebook aplicar a diretiva e a lei francesa, gerando ao mesmo tempo um financiamento significativo para os editores da Apig, especialmente os mais pequenos", explicou Pierre Louette, presidente da Apig e CEO do Groupe Les Echos, em comunicado.

 

O acordo respeita a lei francesa de 2019, que obriga as plataformas de Internet a negociar de boa fé com os meios de comunicação social uma compensação pela utilização dos seus conteúdos noticiosos nos seus motores de busca, protegidos pelos chamados direitos conexos.

Os direitos conexos abrem o caminho para a remuneração dos autores de conteúdos de imprensa extraídos de artigos, fotografias, vídeos, infografias - apresentadas nas páginas de resultados das principais plataformas da Internet.

Em julho, a Google foi multada, em 500 milhões de euros, por considerar não ter havido "boa fé" na negociação de uma compensação para os meios de comunicação social pela utilização dos seus conteúdos noticiosos.

Continue a ler esta notícia