O Instagram sem gostos já chegou a Portugal. Ou melhor, a alguns utilizadores de Portugal. Depois de ter testado a medida num número limitado de países, a plataforma alargou-a agora a todo o mundo. Mas apenas algumas contas selecionadas fazem parte da iniciativa.

A rede social anunciou esta sexta-feira que alargou o teste a todos os países. Quem fizer parte do teste não vai ver o número de gosto ou de visualizações dos outros utilizadores, vai ver apenas os seus.

O Instagram começou a esconder os gostos em maio, no Canadá. Depois, em julho, alargou o teste ao Brasil, a Itália, à Irlanda, à Austrália, à Nova Zelândia e ao Japão.

Com esta medida, o número de gostos deixa de estar visível para os outros utilizadores, surgindo apenas a indicação que um determinado utilizador gostou e que "outros" gostaram. Mas o autor da publicação continua a ver o número de gostos e quem gostou da partilha.

Mia Garlick, responsável pelas questões de privacidade do Facebooka empresa que detém o Instagramexplicou, na altura que o objetivo era remover a "pressão" dos gostos e fazer com que os utilizadores se focassem mais no conteúdo partilhado. 

Esperamos que este teste remova a pressão de quantos ‘gostos’ uma publicação vai receber para que as pessoas se possam focar em partilhar as coisas que gostam”, explicou.

Esta iniciativa acompanha outras semelhantes que visam prevenir e combater o bullying nas redes sociais, muitas vezes associado a uma baixa autoestima e a problemas de saúde mental.