«Twitter não é uma rede social» - TVI

«Twitter não é uma rede social»

Twitter

Criador revela que o objectivo é fazer com que esta tecnologia chegue a todas a pessoas

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O fundador do Twitter, Jack Dorsey, deu uma entrevista ao jornal El País, a propósito do Simpósio de Tecnologias para a Acção Social, que decorre, a partir de amanhã em Málaga. O responsável afirma, na publicação desta quarta-feira, que o Twitter não é uma «rede social», mas sim uma «ferramenta de comunicação».



Questionado sobre a forma como, recentemente, o presidente da Google, Eric Schmidt, se referiu ao Twitter, dizendo que o espaço é como o «correio electrónico dos pobres», Dorsey referiu que «é um comentário um pouco desagradável. O Twitter é uma forma de comunicar com as pessoas muito portátil e acessível. Qualquer um com um telefone Nokia pode entrar na minha conversa. O Twitter permite controlar o que tem e aquilo que recebe e as pessoas podem optar por ler ou não».



Para o criador da ferramenta, «aquilo que o Twitter faz é simplificar a comunicação entre as pessoas, expressar as tendências daquilo que se está a passar em cada cidade e no mundo, para além de forçar a interacção entre os indivíduos que anteriormente se relacionavam cara a cara».

Quanto à sua segurança em termos de privacidade, Dorsey considera que como em tudo os males podem ser minimizados conhecendo e fazendo um bom uso desta tecnologia.

Dorsey recordou que começou a projectar esta ferramenta aos 15 anos. Explicou que a ideia surgiu do fascínio que tinha pelo funcionamento da cidade e pelo seu movimento. Assim, aquilo que lhe chamou à atenção foi o sistema de rádio táxi, onde os taxistas «informam em todos os momentos onde se encontram».

«Há vinte anos, dei conta de que sabia o que estavam a fazer os bombeiros, os polícias, as ambulâncias e os taxistas, mas faltava-se saber o que andavam a fazer os meus amigos. Uma cidade não é nada sem os seus habitantes, por isso decidi adaptar esta aplicação e oferecê-la às pessoas».

Segundo o criador do Twitter, os países com maior afluência são os Estados Unidos e Japão, logo a seguir está a Espanha.
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