O mais pequeno concelho do País não tem fios - TVI

O mais pequeno concelho do País não tem fios

São João da Madeira quer ser referência pela cobertura wireless e protagonizar um lugar pioneiro na Europa

São João da Madeira, o mais pequeno concelho do País, quer ser uma referência pela cobertura wireless alcançada, depois de ter assinado um protocolo de colaboração com a empresa Broadmedia, que está a desenvolver no terreno um projecto pioneiro na Europa, refere a agência Lusa.

A ideia é permitir a cobertura integral do município com acesso à Internet por banda larga sem fios. «A cobertura total wireless de S. João da Madeira é uma marca de inovação muitíssimo importante para a cidade competitiva que queremos ser», disse o presidente da Câmara Municipal, o social-democrata Castro Almeida.

Projecto pioneiro na Europa

A cobertura wireless nos cerca de oito quilómetros quadrados do concelho - ainda não concluída na sua totalidade - vai resultar da instalação de «uma rede de antenas colocadas estrategicamente em edifícios de referência pela sua localização e altitude permitindo uma total mobilidade de acesso à Internet», explicou o autarca.

«Este é um trabalho que nunca foi feito, tanto em Portugal como no resto da Europa, e é natural que surjam dificuldades quando se lança um projecto como este pela primeira vez. Mas não é por isso que deixamos de ter o objectivo de alcançar a cobertura total do concelho com banda larga sem fios», sublinhou Castro Almeida.

O serviço será gratuito até ao próximo mês de Outubro, altura em se completa o primeiro ano de funcionamento do protocolo, não estando ainda definido o modelo a adoptar posteriormente.
Continue a ler esta notícia