Fibra óptica vai criar 25 mil novos postos de trabalho - TVI

Fibra óptica vai criar 25 mil novos postos de trabalho

Redes de nova geração chegam a 1,5 milhões de pessoas ainda este ano

No final de 2009 um milhão e meio de portugueses já terão acesso à fibra óptica. A garantia é dada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e surge após o compromisso ter sido assumido com os operadores de comunicações.

Sócrates afirma que este investimento vai gerar 25 mil novos postos de trabalho.

«Um pouco por todo o mundo, os países vão apostar nas redes de nova geração e nós queremos ser dos primeiros países a construir essa infraestrutura. Isso é absolutamente fundamental para a competitividade de Portugal, mas é absolutamente fundamental também neste preciso momento porque fazer este investimento em redes de novas oportunidades de negócio a muitas empresas e dá oportunidades de emprego a muitos portugueses», garante Sócrates.

O primeiro-ministro escolheu a zona do Porto para verificar o cumprimento dos compromissos do Governo com os operadores de comunicações e relembrou que «este investimento de redes de nova geração tem naturalmente o incentivo do Estado».

«Este investimento de redes de nova geração tem naturalmente o incentivo do Estado que juntou os operadores e que fez fundamentalmente duas coisas, que não só um primeiro ponto de acesso ao crédito, fundamental para o investimento, mas também para alguns benefícios fiscais que são fundamentais para que os operadores possam realizar estes investimentos», reforçou o primeiro-ministro.
Continue a ler esta notícia