'Roubar' bateria para o seu telemóvel pode estar para breve - TVI

'Roubar' bateria para o seu telemóvel pode estar para breve

  • MC
  • 17 mar 2017, 15:10
Xperia Z da Sony (REUTERS)

Método está a ser desenvolvido pela marca Sony e prevê que se possa carregar a bateria do smartphone através de um outro dispositivo, como o do seu amigo

A marca Sony está a desenvolver uma patente para carregar a bateria de dispositivos eletrónicos - um smartphone por exemplo -, sem fios e através de outros dispositivos, que não deverão ser telemóveis uma vez que isso consumiria demasiada bateria. 

Segundo o Mashable, o estudo recai na transferência de energia (e dados) entre dispositivos eletrónicos, utilizando a tecnologia de Near Field Communication (NFC) (comunicação do campo próximo, em tradução livre).

Contudo, e porque este método ainda não confirma que esta transferência de baterias só vai ser feita através de e para telefones, não se descarta a hipótese de outros equipamentos (como o computador ou baterias portáteis) poderem ter também esta utilidade.

Os dispositivos pretendem abrigar um sistema constituído por duas antenas – uma para transferência de eletricidade sem fio e outra para a transferência de dados - para conseguir carregar os dispositivos.

Caso projeto seja realmente desenvolvido tratar-se-à de uma grande evolução da tecnologia, uma vez que passará a ser possível carregar dispositivos em qualquer lugar que tenha à disposição "bancos de energia portátil", como bares ou restaurantes, sem ter de recorrer à típica ficha de eletricidade.

Continue a ler esta notícia