Cavaco Silva chega ao «Second Life» - TVI

Cavaco Silva chega ao «Second Life»

Um «avatar» da Inesting espera os visitantes da sua «loja virtual»

Presidência da República celebra Dia de Portugal no mundo virtual

A Presidência da República lançar esta terça-feira o espaço dedicado às comemorações do Dia de Portugal no mundo virtual Second Life.

«Num cenário em que predomina a ecologia e a harmonia com o ambiente combinam-se elementos da nossa história e cultura com linhas arquitectónicas futuristas, recriados em 3D e Multimédia.», informa a Presidência em comunicado.

Os visitantes poderão aceder a diferentes espaços com vários motivos de interesse, como o Miradouro da Poesia, dedicado à poesia de Autores Portugueses, o Auditório Armilar, onde será realizada a transmissão da Mensagem do Presidente da República, o Espaço Exposição «Portugal 12.21 ¿ Identidade» e o Espaço do Museu da Presidência da República. As fardas do Museu foram recriadas a partir dos modelos reais, e José António Tenente, através do seu trabalho para o Museu, é o primeiro estilista português com uma presença no «Second Life».

O espaço oferece, ainda, a possibilidade de uma caça ao tesouro. Os utilizadores vão deparar com uma caverna submarina, onde estão recreados objectos, personagens e momentos da História de Portugal, num labirinto permanente de descobertas que encerra em si um segredo a desvendar pelos visitantes. Neste espaço poderá ainda encontrar um astrolábio mágico, que ao toque transporta o utilizador para um mar de estrelas, onde uma caravela navega em direcção ao futuro.

O espaço da Presidência terá duas entradas: se não é utilizador do Second Life, clique aqui para chegar à ilha de acolhimento Tagus. Esta é a ilha de nascimento em português e nela encontrará todo o apoio necessário para entrar neste mundo virtual; ee já é utilizador SL, a entrada será feita através deste link, que o levará directamente ao espaço da Presidência da República.

Em todo o espaço haverá um grupo de voluntários constituídos por Portugueses residentes nos quatro cantos do mundo, assim como nos países de Língua Oficial Portuguesa, que vão acompanhar, ajudar e explicar aos visitantes os significados do espaço. O projecto envolveu uma parceria entre a Presidência da República e uma equipa de mais de 40 membros da Comunidade Cultural Virtual.
Continue a ler esta notícia