«Comboio aéreo» está quase, quase a chegar - TVI

«Comboio aéreo» está quase, quase a chegar

Comboio aéreo (SkyTrain)

«Trata-se de uma maneira económica, rápida e ecológica de resolver o problema do transporte público», diz Jerry Senders.

Um projeto-piloto feito em colaboração com a NASA deve levar às ruas de Tel Aviv, em Israel, um comboio aéreo elétrico, com trilhos de alumínio. O projeto está a ser promovido como uma «forma ecológica e rápida» de facilitar o transporte público.

Segundo o anúncio do autarca de Tel Aviv, Ron Huldai, o chamado «comboio aéreo» terá, numa primeira fase, uma linha de 7 km, perto do porto, a ser concluída em dois anos.

Os veículos poderão alcançar uma velocidade de 240 quilómetros por hora e «voarão» a uma altura de 7 metros, presos sob trilhos suspensos no ar.

O sistema será movido a eletricidade, parte da qual será «produzida pelo próprio sistema», disse à BBC Brasil Jerry Senders, diretor da empresa Skytran, responsável pela tecnologia.

Senders explica que dentro de cada veículo haverá um «motor linear» que será movido por um misto de eletricidade e ondas magnéticas.

«A principal inovação do projeto é o movimento por intermédio de ondas magnéticas, e essa é a contribuição tecnológica da NASA», diz. «Não haverá atrito entre o veículo e o trilho de alumínio, já que, a partir do momento em que o veículo começar a mover-se, criar-se-á, por meio da onda magnética, uma espécie de travesseiro de ar», acrescenta o diretor.

O único momento em que haverá atrito com o cabo de alumínio será quando o veículo parar nas estações.

«Trata-se de uma maneira económica, rápida e ecológica de resolver o problema do transporte público», diz Senders, afirmando que o projeto custará apenas seis milhões de dólares por quilómetro.

Os trilhos de alumínio do comboio aéreo de Tel Aviv serão erguidos entre postes, que também servirão como fonte de energia. «O sistema aproveitará ondas magnéticas que serão geradas pelo próprio movimento dos veículos sob os trilhos de alumínio», afirmam os responsáveis.

Os veículos serão leves e pesarão apenas 200 quilos cada, e poderão transportar dois passageiros por carruagem. Mas, segundo Sanders, poderá transportar até 11 mil pessoas por hora.

Os passageiros que entram no comboio podem carregar num botão indicando em qual estação querem parar, como se fosse um elevador.

Segundo Senders, o presidente de Israel, Shimon Peres, já pediu que a Skytran prepare planos para ampliar a rede aérea para as periferias de Israel, e o projeto poderia chegar até Eilat (uma cidade no sul do país).

«O sistema tem características de uma espécie de internet física», explica Senders, «uma rede ilimitada de linhas aéreas, que poderá, inclusive, ter estações dentro de edifícios e sobre os prédios».

«Estou orgulhoso de Tel Aviv ter sido escolhida para a implementação do projeto piloto em colaboração com a NASA», declarou o presidente Ron Huldai.
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