Os fundadores do Skype, famoso serviço de telefone via Internet, Nikklas Zennstrom e Janus Friis, querem voltar a comprar esta empresa, que venderam em 2005 à empresa de leiloes na Internet eBay.

Segundo o jornal diário The New York Times, os fundadores estarão em negociações com várias empresas de capital de risco para reunir pelo menos mil milhões de dólares de capital e fazer uma proposta à eBay pela sua ex-empresa.

O sueco Nikklas Zennstrom e o dinamarquês Janus Friis venderam o Skype em 2005 por 2,6 mil milhões de dólares, no que é até hoje um dos mais caros negócios da história da Internet.

Posteriormente, os dois empresários fundaram a empresa de capital de risco Atómico e patrocinaram o lançamento do serviço de vídeos on-line Joost mas nenhuma destas empresas conseguiu alcançar o êxito do Skype.

Com mais de 400 milhões de utilizadores registados, mais 53 milhões do que quando foi vendido à eBay, o Skype é um dos serviços de telefone via Internet mais famosos do mundo inteiro.

As chamadas através deste serviço são grátis entre utilizadores do Skype e muito mais baratas com as operadoras telefónicas tradicionais, quando as chamadas são realizadas para números fixos.
Redação / SM