Conduzir e usar o telemóvel já matou 16 mil pessoas nos EUA - TVI

Conduzir e usar o telemóvel já matou 16 mil pessoas nos EUA

Palm Pixi

Número é revelado por estudo realizado pela Universidade do Texas

Relacionados
Conduzir e usar ao telemóvel ao mesmo tempo pode provocar uma distracção mortal. Segundo um estudo realizado pela Universidade do Texas morreram, pelo menos, 16 mil pessoas nos Estados Unidos devido a esse facto. A notícia é avançada pela agência «Reuters».

Fernando Wilson e Jim Stimpson, do centro de ciências da saúde da universidade foram os especialistas responsáveis pelo estudo. Num artigo que publicaram na revista «American Journal of Public Health», os investigadores defendem que os resultados que alcançaram provam que o «aumento de volume de mensagens (sms) resultou em milhares de vítimas no trânsito», entre 2001 e 2007, e que há um crescente número de motoristas «inconscientes» com menos de 30 anos de idade.

Ainda segundo o mesmo estudo, o facto de se falar ao telemóvel enquanto se conduz, já é grave, mas enviar sms ou usar utilizar outras aplicações, como consulta de emails, torna a situação ainda mais delicada.

O estudo teve por base dados da Comissão Federal de Comunicações e da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário. Segundo as estimativas de Fernando Wilson e Jim Stimpson, por cada 1 milhão de novos utilizadores de telemóveis ou smartphones há um aumento de 19 por cento nas mortes causadas pela distracção ao volante.
Continue a ler esta notícia

Relacionados