Mexilhões que cozinham nas conchas e estradas a rachar: os efeitos do calor nos EUA - TVI

Mexilhões que cozinham nas conchas e estradas a rachar: os efeitos do calor nos EUA

  • Sofia Santana
  • 2 jul 2019, 12:23
Mexilhões

A Califórnia foi afetada por uma onda de calor em junho. Agora, é o estado de Dakota do Sul a sofrer com as temperaturas muito elevadas

Tem estado tanto calor em alguns pontos dos Estados Unidos que há mexilhões a aparecerem cozidos e estradas a rachar.

Na Baía de Bodega, na Califórnia, as temperaturas muito elevadas têm levado à morte de milhares de mexilhões, que cozinham dentro das próprias conchas.

Jackie Sones é investigadora da Reserva Marinha de Bodega há 15 anos e afirma nunca ter visto nada assim.

Quando me aproximei do local vi logo que centenas de mexilhões estavam mortos”, contou Sones, em declarações à CNN.

A primeira impressão estava ainda longe da realidade: ao estudar melhor o local, Stones percebeu que não se tratavam de centenas, mas de milhares de mexilhões mortos ao longo da costa.

Apesar de não ter sido a primeira vez que viu mexilhões mortos por causa do calor, a investigadora garante que nunca tinha observado o fenómeno com uma dimensão tão vasta.

A Califórnia foi afetada por uma onda de calor em junho. Nos dias 10 e 11 de junho, as temperaturas rondaram os 37 graus na cidade de Santa Rosa, um recorde para aquela altura do ano.

Agora, é o estado de Dakota do Sul a sofrer com o calor. Os termómetros têm chegado aos 35 graus graus, mas devido à humidade, a sensação térmica, pode rondar os 42 graus.

O calor é tanto que há estradas a rachar. É que, devido às temperaturas muito elevadas, o betão tende a expandir e, por causa disso, podem surgir fendas. 

No fim de semana, as autoridades alertaram para o aparecimento de fendas na estrada Interstate 29.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE