Aventuras de «Dom Quixote» no Youtube - TVI

Aventuras de «Dom Quixote» no Youtube

Computador

A Academia Espanhola e o YouTube dividiram o clássico em capítulos

Relacionados
A Real Academia Espanhola e o YouTube dividiram o clássico da literatura «Dom Quixote» em 2149 capítulos e promovem a partir desta quinta-feira a leitura global da obra de Miguel de Cervantes na Internet, para assinalar o seu quarto centenário.

Em declarações à agência Lusa, a coordenadora do projecto, Clara Riviera, explicou que, «explorando as potencialidades da plataforma YouTube, que permite a colaboração de muitos utilizadores, é possível romper todas as fronteiras espaciais e unir pessoas em diferentes pontos do planeta a ler a mesma obra da literatura clássica».

O convite é lançado a leitores de todo o mundo, desde que maiores de 14 anos. Qualquer utilizador pode aceder ao canal do projecto , seleccionar a opção «participar» e, no espaço máximo de seis horas, ler o trecho da obra que lhe é atribuído e enviá-lo.

Os textos devem ser lidos em castelhano mas a coordenadora garante que não há qualquer problema com os sotaques ¿ «pelo contrário, é essa variedade que o projeto procura» ¿ e diz ainda que «os participantes podem encontrar outras alternativas, desde que o vídeo tenha legendas».

Clara Riviera explicou ainda que para garantir que as leituras dos internautas são fiéis à obra, uma equipa do Centro de Estudos Cervantinos vai supervisionar as gravações e assegurar que os participantes cumprem todas as regras estipuladas.

O projecto arranca esta quinta-feira e encerra no momento em que os utilizadores completem a leitura dos 2149 trechos em que foi dividida a obra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados