E se o seu carro soubesse para onde você está a ir? - TVI

E se o seu carro soubesse para onde você está a ir?

Francisco da Câmara Pereira, da Universidade de Coimbra

Novo sistema de navegação é desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia do Massachusetts e tem participação de um português

Relacionados
Vem aí o novo sistema de navegação que vai revolucionar a vida de muitos condutores. Chama-se AIDA (Affective Intelligent Driving Assistant) e interage com o condutor, com o objectivo de encontrar a rota perfeita nos destinos habituais.

«O sistema de navegação que existe actualmente só é útil quando estamos perdidos, no dia-a-dia ninguém se lembra de o utilizar. O objectivo deste novo sistema é torná-lo útil nos momentos de rotina, em caminhos que conhecemos bem», explicou ao tvi24.pt o investigador Francisco da Câmara Pereira, da Universidade de Coimbra, que integra a equipa do Instituto de Tecnologia do Massachusetts, onde o projecto está a ser desenvolvido.

O AIDA regista os hábitos do condutor e os sítios onde vai mais frequentemente, de forma a desenvolver um padrão de mobilidade.



«O carro adapta-se ao percurso do condutor e consegue perceber para onde ele está a ir. O sistema consegue detectar problemas na rota, como acidentes e indica estradas alternativas e mais rápidas», afirmou o professor.



O sistema vai recolhendo informação em tempo real e detecta também «problemas no veículo, como falta de gasolina, dando informação sobre o posto mais próximo», referiu o investigador.

«O carro vai aprendendo», resumiu.

Francisco da Câmara Pereira mencionou também um projecto paralelo ao novo sistema de navegação, um robot que «percebe se o condutor está nervoso, ou cansado, prestes a adormecer e desenvolve acções para o alertar».

O docente garantiu que o sistema vai ser testado até ao final do ano, em automóveis da marca Audi, na cidade americana de São Francisco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE